19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Bolsonaristas apresentam no Senado pedido de impeachment do ministro Barroso

“Nós derrotamos a censura, a tortura e o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, disse Barroso na UNE.

Ministro Luiz Barroso:

Parlamentares bolsonaristas protocolaram nesta quarta-feira, 19, um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso.

O documento é assinado por 14 senadores e 63 deputados federais. Com 93 páginas, o texto foi endereçado ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Entre os pedidos feitos pelos parlamentares está a intimação de Barroso, que o Senado processe e julgue os crimes de responsabilidade e que o ministro perca o cargo e fique inabilitado para o exercício de função pública prelo prazo de oito anos.

Dentre os parlamentares que assinaram o pedido estão os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Damares Alves (Republicanos-DF) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

A revolta dos bolsonaristas com o ministro

O ministro é acusado pela oposição de ter assumido um lado político durante o processo eleitoral, após ter feito uma declaração infeliz no Congresso da UNE, quando disse que “nós derrotamos o bolsonarismo”.

Barroso foi vaiado durante discurso no congresso da UNE na última semana. Apesar de declarar que o direito à manifestação é sagrado, ele afirmou que o grupo estava “reproduzindo o bolsonarismo”.

Ele comparou a “resistência” dos estudantes à censura da ditadura militar (1964-1985) e disse que também venceria esse desafio. “Nós derrotamos a censura, a tortura e o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, ressaltou o ministro do STF.

Isso foi o bastante para os bolsonaristas pedirem o seu impeachment.