1 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Bolsonaristas cobram de Arthur Lira rapidez na votação da PEC das drogas

Matéria foi aprovada no Senado como reação ao STF que julga ação de descriminalização das drogas

PEC criminaliza quem consome e porta as drogas

Aprovada no Senado na última terça-feira, 16, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que criminaliza porte e posse de drogas no País está na Câmara e já passa por ampla pressão para tramitação com celeridade.

É da oposição ao governo Lula a pressão feita junto ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para encaminhar de imediato o texto para a votação.

A reação da oposição, capitaneada pela bancada do PL, é uma estratégia deliberada de enfrentamento ao Supremo Tribunal Federal (STF) que está em julgamento de ação para descriminalizar a maconha para uso pessoal.

A proposta coloca no texto da Constituição Federal que é crime possuir ou carregar drogas, independentemente da quantidade e da substância, proibição que existe hoje apenas em lei. Se aprovado na Câmara, o texto será promulgado pelo Congresso, pois emendas constitucionais não precisam de sanção do presidente.

Com o congresso conservador, os parlamentares  alinhados ideologicamente ao governo, por sua vez, consideram a proposta um retrocesso e pressionam para que Lira deixe a matéria na gaveta e não tenha pressa na análise no caso, como está exigido pelos deputados bolsonaristas.