8 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Vetado por médico, Bolsonaro não participará de debate na Globo

Líder das pesquisas assistirá debate pela televisão

Após atender o candidato Jair Bolsonaro (PSL), o cirurgião Antônio Macedo, afirmou nesta quarta-feira (3) ter vetado a participação do candidato no debate que será realizado pela TV Globo com os presidenciáveis, nesta quinta (4), o último antes da votação do primeiro turno.

O cirurgião o disse que o político ainda não tem condições de se submeter a situações de desgaste, como um debate na TV. O médico contou que o candidato estava predisposto a comparecer ao evento, mas que acatou a recomendação e seguirá sem agenda de compromissos por sete a dez dias. Uma nova avaliação será feita na semana que vem.

Recentemente, ele foi submetido a duas cirurgias de grande porte. Uma em Juiz de Fora para salvar a vida dele. E outra para corrigir uma obstrução intestinal gravíssima que ele teve”, declarou o cirurgião.”Ele ainda não tem condições de ficar por mais de dez ou 15 minutos em discussão ou atividade que exija esforço físico. Isso pode prejudicar a evolução dele”, completou.

“Mais sete a dez dias e ele vai estar completamente recuperado. Ele ainda fica um pouco cansado quando se esforça muito. Ele ainda não está pronto para ficar uma ou duas horas discutindo”, concluir Antônio Macedo.

Críticas

O presidente do PSL, Gustavo Bebianno, disse que Jair deveria mirar em Haddad (PT-SP) caso fosse ao debate da TV Globo. “Ele vai trucidar o Haddad e vai sair de lá desossado, direto para o divã de uma psicóloga”, completa.

No último debate, da TV Record, o candidato Ciro Gomes (PDT) criticou a ausência de Bolsonaro. Nessa quarta-feira, o pedetista também desafiou o capitão reformado do Exército a comparecer ao último debate, e sugeriu que seria falso atestado médico sugerindo repouso ao candidato.

Durante o período em que esteve internado, Bolsonaro cresceu nas pesquisas e se consolidou na liderança. Segundo levantamento do Datafolha divulgado ontem, ele tem 32% das intenções de voto.