19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Bolsonaro presta hoje mais um depoimento à PF, desta vez sobre Marcos do Val

É a quarta vez que ex-presidente é interrogado desde que terminou seu mandato

O ex-presidente Jair Bolsonaro vai prestar hoje , mais uma vez, um depoimento na Polícia Federal. O encontro marcado às 14h é o quarto desde que ele deixou a presidência no final do ano passado.

Desta vez, um inquérito apura se ele tem algum envolvimento em uma conspiração golpista com o senador licenciado Marcos do Val (Podemos-ES) e o então deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

Leia mais: Marcos do Val mete atestado para não prestar depoimento para PF

O caso que se tornou público há quatro meses, quando o senador fez uma transmissão nas redes sociais relatando uma suposta coação do ex-presidente e de Silveira para que ajudasse na conspiração antidemocrática arquitetada em dezembro.

O plano golpista, segundo a primeira versão divulgada por Marcos do Val nas redes sociais, seria gravar escondido o ministro do STF Alexandre de Moraes e usar o conteúdo para questionar as eleições. O senador seria a pessoa a se aproximar de Moraes.

Leia mais: Endereços de Marcos do Val são alvos de busca da PF e redes sociais são bloqueadas

A defesa do ex-presidente não tem “qualquer preocupação” com as perguntas que serão feitas, segundo declaração dada ontem pelo advogado de Bolsonaro, Ricardo Bueno, no Congresso Nacional.

Explicações

Jair vai ser questionado se participou da trama golpista revelada por do Val contra a eleição de Lula (PT). Ele também tem que responder se realmente teve contato com o assunto por meio do senador.

E se ambos conversavam sobre o tema, já que Bolsonaro teria participado, ou ao menos sabia da intenção do plano, conforme os primeiros relatos do parlamentar do Podemos.

Bolsonaro também terá de explicar à PF qual é a sua relação com Do Val. Essa será a primeira oitiva do ex-presidente sobre a história. Marcos Do Val já é investigado por essa trama golpista com o ex-deputado preso Daniel Silveira.