20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Bolsonaro: TSE ordena retirada de vídeo sobre fraude em urnas

É Assim e praticamente toda pessoa sensata já sabia da mentira, mas pedido de retirada tardou

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, por 6 votos a 1, que Google e Facebook retirem do ar um vídeo gravado pelo presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) em 16 de setembro, no qual ele afirma que a possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas “é concreta”.

Durante uma transmissão ao vivo, que durou 15 minutos no hospital em que ele se encontrava internado após sofrer um atentado a faca em 6 de setembro, ele disse: “a grande preocupação não é perder no voto, é perder na fraude. Então, essa possibilidade de fraude no segundo turno, talvez no primeiro, é concreta”

O vídeo foi depois publicado no canal oficial do presidenciável no YouTube e também em seu perfil no Facebook.

O É Assim já sabia da mentira em sua fala, tanto que noticiou o vídeo intitulando a postagem de “Bolsonaro chora em vídeo e mente ao afirmar que eleição terá fraude“.

Ministra Rosa Weber: tolerância

O PT ingressou com uma representação no TSE pedindo direito de resposta contra Bolsonaro, o que foi negado pelo plenário da Corte. Os ministros, contudo, resolveram acatar a solicitação para que o vídeo fosse retirado do ar. O entendimento prevalecente foi o de que a fala do candidato do PSL foi além do direito de crítica, ao buscar abalar a credibilidade da Justiça Eleitoral.

“Críticas são legítimas, vivemos graças a Deus num estado democrático de direito. Agora, críticas que buscam fragilizar a Justiça Eleitoral, e sobretudo que busca retirar-lhe a credibilidade junto à população, elas hão de encontrar limites”, afirmou a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, ao votar pela retirada do vídeo.

“Fuga de Lula”

“Eu peço para que vocês se coloquem no lugar do presidiário, que está lá em Curitiba com toda a sua popularidade, com toda a sua possível riqueza, com todo seu tráfico junto a ditaduras no mundo todo que se auto apoiam, em especial em Cuba. Você aceitaria passivamente, bovinamente ir para a cadeia? Você não tentaria uma fuga?”, questionou ele ao lembrar que Lula se entregou à PF.

Com esse pensamento mesquinho, já é possível concluir que, fosse ele a ser preso, nunca se entregaria. E mais, segundo ele, “o PT descobriu o caminho para o poder: o voto eletrônico”. Bolsonaro sugeriu a existência de programas que podem fraudar as urnas eletrônicas e que podem inserir “uma média de 40 votos para o PT” em sessões de votação em todo o Brasil.

Sem provas, mentira deslavada, soltando teorias absurdas. Este homem é perigoso. E este vídeo abaixo logo sairá do ar.