20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Notícias

Bolsonaro veta lei que proibiria uso de “arquitetura hostil” nos espaços públicos

Relator do Projeto de Lei na Câmara dos Deputados defende articulação para derrubada do veto do presidente da República

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro vetou, nesta terça-feira (13), a Lei que proibiria o emprego da chamada “arquitetura hostil” em espaços livres de uso público. Esse tipo de intervenção dificulta a proximidade de pessoas ao espaço público, especialmente, aquelas em situação de rua.

O Projeto de Lei (PL) é de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES). O texto prevê a inclusão de uma diretriz para impedir o emprego de “técnicas construtivas hostis” no Estatuto da Cidade. Dessa forma, as administrações públicas teriam que inserir regras na política urbana “para promoção de conforto, abrigo, descanso, bem-estar e acessibilidade na utilização dos espaços livres de uso público”.

O projeto ficou conhecido como Lei Padre Júlio Lancelotti pela destacada atuação do religioso contra essas estruturas. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do PL na Câmara, defendeu uma articulação para a derrubada do veto.

“O inescrupuloso Bolsonaro vetou a Lei Padre Julio Lancellotti. Uma norma humanista por mim relatada, que impede a arquitetura hostil contra a população de rua nas cidades. Vamos começar hoje mesmo a articulação para derrubar o veto e derrotar o ‘higienismo’ fascista”.

Em entrevista ao G1, o Padre Lancellotti afirmou que espera que a decisão presidencial seja derrubada assim que for enviada para o Congresso Nacional.