19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Botafogo bate o Palmeiras em pleno Allianz Parque e dispara na liderança do Brasileirão

Com gol do artilheiro Tiquinho Soares e grande desempenho da linha de defesa, Glorioso impõe dolorosa derrota ao Verdão

Tiquinho Soares chega à marca de 10 gols marcados no Brasileirão – Foto: Eduardo Carmim / Gazeta Press

Por Dyego Barros

No encontro entre líder e vice-líder do Brasileirão, deu Fogão. Em pleno Allianz Parque, o Alvinegro carioca bateu o Palmeiras, por 1 a 0, e disparou na ponta da competição. Xodó da torcida botafoguense e artilheiro do campeonato, agora com 10 gols, Tiquinho Soares foi o responsável pelo tento que garantiu o triunfo da equipe comandada pelo português Luís Castro.

Com a vitória, o Botafogo quebrou um tabu de 15 anos. Desde 2008, quando venceu o Alviverde no antigo Estádio Palestra Itália, o time da Estrela Solitária não conquistava um resultado positivo na casa do Verdão. O feito Alvinegro também pôs fim a uma invencibilidade de 31 jogos do Palmeiras no Allianz.

O jogo

Em um primeiro tempo em que o Palmeiras pressionava, Tiquinho aproveitou a sobra de bola dentro da área, após cobrança de falta, para arrematar de perna esquerda e vencer o goleiro Weverton, quando eram jogados 28 minutos. Atrás do marcador, o Verdão adotou uma postura ainda mais agressiva e chegou a marcar com Gustavo Gomez, mas o árbitro Anderson Daronco anulou aquele que seria o gol de empate depois de o VAR apontar impedimento do zagueiro.

Na etapa complementar, o Fogão mostrou grande organização tática para anular as ações de Dudu e companhia. Ainda assim, o atual campeão nacional encontraria uma grande oportunidade. Aos 35’, o lateral argentino Di Plácido, que havia entrado pouco antes no lugar de Rafael, deu bobeira e cometeu um pênalti infantil em Flaco López, ao empurrar o atacante. Era a chance da igualdade. Entretanto, Raphael Veiga desperdiçou a cobrança, chutando para a linha de fundo. Foi apenas a quarta penalidade perdida pelo meia em trinta e duas ocasiões em que ele esteve na marca da cal.

E agora?

Com a derrota, o Palmeiras foi ultrapassado pelo Grêmio – que goleou o Coritiba pelo placar de 5 a 1 – na tabela de classificação. Na próxima quinta-feira (29), o Verdão volta ao Allianz Parque para encarar o Bolívar, em compromisso válido pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. No mesmo dia, o Botafogo recebe o Magallanes, do Chile, no Engenhão, pela Sul-americana.