16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Botafogo se reencontra sob o comando de Lúcio Flávio e volta a abrir vantagem na ponta do Brasileirão

Resgate da essência permitiu ao Glorioso recuperar “gordura” perdida, a onze rodadas do fim da Série A

Vítor Silva / Botafogo

Por Dyego Barros

Sob o comando interino de Lúcio Flávio, o Botafogo parece estar se reencontrando no Brasileirão, na temporada em que busca pôr fim a um incômodo jejum de 28 anos e novamente levantar a taça de campeão nacional. Na noite de ontem (18/10), o Glorioso bateu o América-MG por 2 a 1, em compromisso válido pela 27ª rodada, e voltou a ampliar sua vantagem na liderança do campeonato. Júnior Santos marcou duas vezes para o Alvinegro de General Severiano, enquanto Martín Benítez fez o gol do Coelho, no duelo disputado na Arena Independência.

Com o resultado, o Botafogo chegou aos 58 pontos na tabela de classificação e, momentaneamente, está 12 à frente do vice-líder RB Bragantino, que terá a oportunidade de encurtar esta distância enfrentando a equipe do Santos, nesta quinta-feira (19), na Vila Belmiro.

O bom momento do Glorioso coincide com a saída do treinador português Bruno Lage, demitido do comando técnico do Fogão após uma sequência de cinco partidas sem vitória. Quatro delas, pela Série A. Preocupado com a mudança no estilo de jogo do time e a queda de desempenho observada em campo, o americano John Texto recorreu a uma solução caseira, a pedido do grupo de jogadores, para redirecionar a rota. E esta decisão vem se mostrando acertada.

Para o posto de auxiliar direto de Lúcio Flávio, o ex-zagueiro Joel Carli, que também marcou época enquanto atleta do Botafogo e é bastante identificado com o clube, foi recrutado. Bem sincronizada, a dupla resgatou o jogo físico e de transições rápidas, implementado por Luís Castro e seguido por Cláudio Caçapa, que fez do Alvinegro a grande sensação da temporada. E, depois de ver a ‘gordura’ obtida no primeiro turno fortemente ameaçada pela aproximação dos rivais, o torcedor botafoguense pode respirar um pouco mais aliviado, em meio ao natural clima de tensão provocado pela ansiedade de quem vive uma longa espera.

Próximos de fazer história

Fato é que, a onze rodadas do término do Brasileirão, Tiquinho Soares, Lucas Perri, Adryelson e companhia estão muito próximos de eternizarem seus nomes na mesma galeria onde estão Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, Didi, Túlio Maravilha e tantos outros.