21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Brasil bate o Peru no apagar das luzes e segue 100% nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026

Em jogo picotado e de poucas emoções, Marquinhos decide na bola parada para manter seleção na ponta da competição

Foto: Ernesto Benavides / AFP


Por Dyego Barros

Foi chorado, com um gol nos minutos derradeiros da partida, mas o Brasil bateu a Seleção do Peru por 1 a 0, no estádio Nacional de Lima, no início da madrugada desta quarta-feira (13), e segue 100% nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026.

Apesar de econômico, o placar serviu para manter o time canarinho na liderança da competição. Embora a Argentina também tenha vencido seus dois compromissos no período da Data Fifa, os comandados de Fernando Diniz levam a melhor no saldo de gols.

Marcado por uma rivalidade crescente, o confronto contra os peruanos seguiu um
roteiro já esperado. Com entradas ríspidas e muita pressão dos jogadores para cima do árbitro Fernando Rapallini, o jogo coletivo brasileiro não fluiu, em dois tempos tecnicamente fracos, repletos de erros de passes.

Na etapa inicial, Richarlisson chegou a marcar, mas após intermináveis sete minutos de revisão, o VAR apontou impedimento do atacante, que mais uma vez ficou devendo e teve de dar lugar a Gabriel Jesus. Apenas aos 44 minutos do segundo tempo, quando o 0 a 0 parecia decretado, Marquinhos surgiu na área para aproveitar boa cobrança de escanteio de Neymar e, de cabeça, anotar o tento da vitória brazuca.

E agora?

Os próximos duelos do Brasil pela seletiva da Conmebol estão agendados para o mês de outubro. No feriado do dia 12, o embate é contra a Venezuela, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Na sequência, o desafio será em Montevidéu, diante do Uruguai, agora dirigido pelo folclórico treinador argentino Marcelo Bielsa.