6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Brasil elimina Argentina e está na final da Copa América

Final está marcada para as 17h de domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, e adversário sai da disputa entre Chile e Peru

Gabriel Jesus foi o nome do jogo

Em um jogo duro e pegado, a semifinal da Copa América entre Brasil e Argentina foi decidida pelo talento individual brasileiro, especialmente do capitão Dani Alves e do atacante Gabriel Jesus, que desencantou, além do alagoano Firmino. E no Mineirão, em Belo Horizonte, a seleção da amarelinha venceu os hermanos por 2 a 0 e eliminou o time de Messi da competição.

O placar foi inaugurado aos 18 minutos do primeiro tempo, em uma linda trama ofensiva protagonizada por Daniel Alves, um dos melhores da noite, com assistência de Roberto Firmino para Gabriel Jesus fazer seu primeiro na Copa América.

Jesus ainda apareceu para decidir na etapa final, com arrancada e passe para Firmino ampliar aos 25 do segundo tempo. No fim, houve tempo para a torcida soltar os gritos de olé, mesmo diante de toda a dificuldade encontrada ao longo da partida.

A final está marcada para as 17h de domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O adversário sai da disputa entre Chile e Peru, que se enfrentam amanhã, às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A decisão do terceiro lugar será no sábado, às 16h, na Arena Corinthians, em São Paulo.

O presidente Jair Bolsonaro compareceu ao Mineirão na noite de hoje. Ele viu o jogo na companhia do presidente da CBF, Rogério Caboclo, do ministro Paulo Guedes e do ex-jogador Cafu. No intervalo, desceu para dar uma espécie de volta olímpica no gramado. O público se dividiu entre vaias, aplausos e gritos de “mito”.

Messi x Gabriel Jesus

O astro argentino se despede de mais uma competição oficial sem conseguir triunfar pela seleção argentina. Messi só acordou em campo no Mineirão após o gol de Jesus e, é justo apontar, foi o maior responsável pela melhora do time de Scaloni.

O camisa 10 arrancava mesmo marcado por dois ou três brasileiros e tentava de todas as formas deixar os companheiros na cara do gol. Quando foi sozinho, acertou a trave em chute pela esquerda e parou em linda defesa de Alisson em cobrança de falta.

Por outro lado, Gabriel Jesus foi o cara da partida. Ele batalhou e ajudou Daniel Alves a marcar pela direita e também brilhou como um atacante de peso. Completou para o gol a bela jogada de Dani Alves e Firmino no primeiro tempo e construiu todo o gol de Firmino no segundo. No fim, foi trocado pelo volante Allan.

FICHA TÉCNICA:

  • BRASIL 2X0 ARGENTINA
  • Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)Data/Hora: 2 de julho de 2019, às 21h30
  • Árbitro: Roddy Zambrano (Equador)
  • Assistentes: Christian Lescano e Byron Romero (ambos do Equador)
  • VAR: Leodán González (Uruguai)Público: 52.235 pagantes/3.712 não pagantes
  • Renda: R$ 18.744.445,00
  • Cartões amarelos: Daniel Alves e Allan (Brasil); Nico Tagliafico, Marcos Acuña, Juan Foyth, Lautaro Martínez, Lionel Scaloni (Argentina)
  • Gols: Gabriel Jesus aos 18 minutos do primeiro tempo e Roberto Firmino aos 25 minutos do segundo tempo (Brasil)
  • BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos (Miranda), Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus (Allan), Everton (Willian) e Roberto Firmino. Técnico: Tite.
  • ARGENTINA: Franco Armani, Juan Foyth, Germán Pezzella, Nicolás Otamendi e Nico Tagliafico (Paulo Dybala); Leandro Paredes, Rodrigo de Paul (Giovani Lo Celso) e Marcos Acuña (Ángel Di María); Lionel Messi, Sergio Agüero e Lautaro Martínez. Técnico: Lionel Scaloni.