7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Briga entre Coritiba e Globo pode paralisar Série B

Oeste acha pouco provável uma paralisação nesta reta final

Um desentendimento do Coritiba com a TV Globo pode acabar paralisando o Campeonato Brasileiro da Série B. Existe um impasse em cima do pagamento de parte das cotas de televisão no período entre 2018 e 2020.

Como o time paranaense não concordou com os termos apresentados, a emissora cancelou o pagamento das demais equipes, que estão se reunindo para paralisar o torneio.

Com exceção de Coritiba e Goiás, as demais equipes recebem R$ 8 milhões, entre cota fixa e verba de logística. Os times alviverdes recebem a mais por terem campanhas recentes na Série A do Campeonato Brasileiro. A Globo, então, ameaça bloquear parte desse valor caso a equipe paranaense não assine o contrato.

A Globo levou ao Coritiba um contrato que valeria de 2018 até 2022, mas o time paranaense se recusou a aceitar a oferta por já ter assinado com o Esporte Interativo. O Coxa deixou claro que só queria que o documento envolvesse a atual temporada, o que não foi bem aceito pela emissora.

O mesmo documento foi levado ao Goiás, que aceitou a proposta feita pela Globo. Apesar do caso, o presidente do Oeste não acredita em uma paralisação e deixou a situação nas mãos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), responsável por fazer esse meio de campo entre as partes. O dirigente disse que, por enquanto, não teve as cotas bloqueadas.

Jogos

Nesta quinta-feira, duas partidas abrem a 34ª rodada do Campeonato: Criciúma e Goiás (19h15) e Juventude e Brasil de Pelotas (21h30). O CSA entra em campo nesta sexta (2), fora de casa contra o lanterna Sampaio Corrêa (21h30). Já o CRB enfrenta o Boa Esporte, no Rei Pelé, em jogo de seis pontos contra o rebaixamento (16h30).

Nota Oficial do Coritiba

Diante do tema “repasse de verbas referentes aos direitos de transmissão da Série B 2018”, o Coritiba Foot Ball Club, por seus representantes diretivos, esclarece que:

Desde o Conselho Técnico da Série B em 06/02/2018, concorda com o repasse aos demais clubes (exceto Goiás) da parcela referente a 1/20 avos da remuneração estabelecida no contrato coletivo de cessão dos direitos de transmissão da Série B previamente firmado entre Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Globo;

Quando convocado à CBF para que assinasse o termo de adesão da Série B, inicialmente negou pelos seguintes motivos:

a) o Coritiba possui contrato individual de cessão de direitos de transmissão com a Globo referente à Série B de 2018, motivo pelo qual juridicamente não poderia ceder os mesmos direitos duas vezes;

b) o termo apresentado ao Coritiba previa prazo de 2018 a 2022, caso em que a adesão impediria qualquer outra negociação com a Globo referente à Série B nesse período;

Como tentativa de solução do problema, assinou em 20/09/2018 termo aderindo ao contrato coletivo apenas para 2018, documento que não foi aceito pela Globo para viabilizar o repasse à CBF e clubes.