19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Cai o sigilo de reuniões de Jair Renan Bolsonaro

Caso tem relação com uma suspeita de possível crime de tráfico de influência envolvendo o filho do ex-presidente

Uma decisão judicial derrubou o sigilo imposto a reuniões que a pasta manteve com Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 de Jair Bolsonaro. E como a Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal não recorreu, e o conteúdo dos encontros será divulgado.

Os sigilos foram derrubados em decisão de segunda instância em novembro de 2022, com a secretaria tendo até 27 de fevereiro para recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). Isso não aconteceu.

Agora, a pasta terá de revelar com quem Renan se encontrou e o que foi decidido. Depois de intimada, a secretaria terá 15 dias úteis para prestar as informações. Não há prazo para a Justiça intimar a pasta.

O caso tem relação com uma suspeita de possível crime de tráfico de influência envolvendo o filho do ex-presidente. A Bolsonaro Jr Eventos e Mídia, empresa de Jair Renan, chegou a ser investigada pela Polícia Federal, mas o caso foi arquivado.

A sede da companhia, no estádio Mané Garrincha, teria sido obtida junto à Secretaria de Esportes “a preço camarada”, segundo o juiz Daniel Eduardo Branco Carnacchioni, que analisou o sigilo.

A empresa, criada em 2020 com capital de R$ 105 mil, tem Jair Renan como único sócio. É especializada em organização, promoção e criação de conteúdo publicitário para feiras, congressos, exposições, festas e eventos esportivos.