28 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Casal combate consumo irregular em Palmeira dos Índios, Quebrangulo e Paulo Jacinto

Companhia investe em ferramentas que previnem falhas nos equipamentos e estratégia é permitir medidas proativas e reduzir custos

Estação de tratamento de água em Palmeira dos Índios. Foto: Ascom Casal

Em continuidade às ações de combate a fraudes que são realizadas em diversos municípios do Estado, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio de sua Unidade de Negócio Serrana, efetuou mais uma ação contra irregularidades no consumo de água no município de Palmeira dos Índios.

Desta vez, a iniciativa da empresa foi motivada por uma denúncia anônima que apontava um lava jato e algumas residências da região como consumidores clandestinos do líquido tratado e distribuído pela Companhia.

Durante a fiscalização da Casal, ocorrida no último dia 16, foram identificadas cinco irregularidades, sendo elas: três religações clandestinas, uma ligação clandestina e um by-pass (conhecido popularmente como “gato”). Os responsáveis foram autuados e multados e todas as situações ilegais foram desfeitas.

Religações clandestinas estão entre as irregularidades mais comuns. Foto: Ascom Casal

Quebrangulo e Paulo Jacinto

Quebrangulo e Paulo Jacinto, por exemplo, são municípios que receberam essas iniciativas da Companhia, por meio da Unidade de Negócio Serrana. Nos dois municípios, a Casal encontrou 24 irregularidades durante fiscalizações realizadas em abril deste ano.

Dentre as irregularidades encontradas, 11 eram religações clandestinas, em Quebrangulo, e 13, em Paulo Jacinto. Durante as ações, a equipe da UN Serrana da Casal aplicou multas aos infratores e desfez todas as irregularidades que estavam prejudicando o abastecimento de água dos municípios.

A Casal reforça que os interessados em denunciar qualquer situação de irregularidade no consumo de água pode ligar para o número: 0800 082 0195, das 7h às 20h.

A ligação pode ser feita pelo celular, é gratuita e o denunciante não precisa se identificar. O mesmo número também está disponível para mensagens no aplicativo WhatsApp.

Investimento

Pirômetros de temperatura são termômetros digitais industriais infravermelhos

A Superintendência da Região Metropolitana (Surem), por meio da Gerência de Suporte Técnico (Geste) e da Gerência de Suprimentos (Gesup), da Casal, adquiriu dez termômetros digitais industriais infravermelhos (pirômetros de temperatura).

Com um investimento de R$ 2.250,00, a ferramenta será usada pelos operadores das Estações Elevatórias e de Tratamento de Água (EEAT) para coletar as temperaturas dos motores e bombas instalados nas estações, captações e ETA’s.

Esses novos termômetros têm a finalidade de inspecionar os equipamentos utilizados pelos funcionários da Companhia de uma forma mais precisa e antecipar possíveis falhas ou quebras de máquinas e ferramentas.

A estratégia é agir de forma proativa e garantir eficiência operacional. Vale ressaltar que todos os operadores da Casal passarão por um treinamento específico para aprender como funciona a ferramenta e qual a sua importância.