Sem calendário e completamente fora de série, times de futebol do Nordeste estão pressionando a Confederação Brasileira de Futebol para montar o campeonato da série ‘E’. A proposta foi feita nesta quinta-feira, 21, durante encontro de presidentes de federações e dirigentes de clubes nordestinos no auditório do Ritz Lagoa, em Maceió.
O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, presente ao encontro não disse sim, nem não. Mas, ficou de estudar as propostas feitas. Se a proposta vingar o CSA, fora de série, poderá ser beneficiado.
O presidente disse que a Confederação hoje é uma entidade completamente diferente do que foi no passado. Não disse, mas é sabido que a CBF esteve mergulhada em um mar de denúncias de corrupção até bem pouco tempo, sobretudo na gestão de Ricardo Teixeira. “Hoje temos uma nova CBF”, garante Marco Polo.
Os dirigentes de clubes nordestinos apelaram insistentemente para que Del Nero desenvolva um projeto de apoio a estruturação das categorias de bases de cada clube nos Estados. Os dirigentes da CBF, no entanto, reagiram a proposta com o argumento de que a Confederação não tem um diagnóstico do futebol de base no Brasil. “Não conhecemos essa estrutura dos clubes”, disse um diretor. No rosário de lamentações dos clubes surgiu a proposta da realização da Copa Nordeste para as categorias de base.
O presidente Del nero por sua vez sugeriu que os clubes busquem apoio dos governantes nos Estados, corram atrás de financiamentos junto aos governantes para melhorarem a infraestrutura de suas bases. Ouviu de volta que sem o apoio da CBF nada será possível.