16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Centrão pressiona Lula e quer tomar conta de tudo onde tem dinheiro

Grupo liderado por Arthur Lira e Ciro Nogueira quer Ministério de Desenvolvimento Social e CEF de ‘porteiras fechadas’

O Planalto sob pressão do Centrão que quer o controle de Caixa e MDS de porteiras fechadas.

O Centrão que assumiu o controle do governo de Jair Bolsonaro (PL), com os líderes Ciro Nogueira e Arthur Lira, pretende desenvolver o mesmo modus operandi no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Nesta direção a pressão é total dentro do Congresso Nacional, a partir das articulações promovidas pelo presidente da Câmara dos deputados.

Assim, além dos ministérios que vem reivindicando do governo atual, o Centrão quer ir mais além. De preferência onde houver dinheiro.

A mais nova investida é na presidência da Caixa Econômica Federal e não apenas isso. O grupo político quer o controle de 12 vice-presidências da instituição financeiras.

O caso ainda não decidido pelo Planalto gerou mais insatisfação dos líderes do bloco com o governo. Bloco que também quer por inteiro o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), conforme noticiou o Jornal de Brasília.

A questão é que o presidente Lula rejeita ceder a pasta de “porteira fechada” para o grupo de Arthur e Ciro Nogueira, que já têm totalmente, desde o governo passado, a Codevasf.