7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Chuvas no final de semana podem gerar acumulado de 50 milímetros

Sala de Alerta da Semarh encaminhou, na manhã deste sábado, aviso meteorológico especial sobre as condições do tempo

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) divulgou, no início da manhã deste sábado (30), um aviso meteorológico especial sobre a possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada.

O volume acumulado dessas precipitações pode chegar a 50 milímetros durante o sábado, estendendo-se até o domingo (31). A Sala de Alerta da Semarh destaca ainda que as chuvas devem se concentrar no Litoral, compreendendo a capital Maceió, bem como municípios localizados na região metropolitana.

“Ressalta-se, que a chuva prevista para essas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo”. Aviso meteorológico.

Essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém pancadas intensas poderão provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas.

A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas. A Semarh mantém, ainda, contato permanente com a Defesa Civil Estadual e Gabinete do Governador.

Pinheiro e região

O geólogo Thales Queiroz, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), alertou em audiência sobre o afundamento do Pinheiro no Senado, no dia 21 de março, recomendou que os moradores deixem suas residências em caso de chuvas acima de 30mm. Em Maceió, a quadra chuvosa começa no início do mês de abril.