19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Com centrão de olho nas pastas da Saúde e Espore, Lira se reune com Lula na quinta

Presidente ainda segura Nísia e Moser em seus cargos

Em Bruxelas, para uma cúpula que reúne 60 países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia, o presidente Lula sabe que quando retornar ao Brasil, terá que seguir negociando mais de seus ministérios.

O governo está pressionado para ter que entregar ais cargos no primeiro escalão e já não descarta fazer trocas de partidos aliados, como PCdoB e PSB, na Esplanada dos Ministérios para acomodar o centrão.

Vagas no segundo escalão já estão liberadas, mas não há maioria no Congresso para aprovação de pautas importantes. Em todas as negociações de voto sai em desvantagem, tendo que recorrer às emendas.

É por isso que Lula vai se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nesta quinta-feira (20), para discutir ainda mais à distribuição de cargos para o centrão no Executivo. A informação é do blog do Lauro Jardim, do jornal O Globo

Lula tem negado pessoalmente as pastas da Saúde e do Esporte, ocupadas por duas mulheres das respectivas áreas, sem influência partidária, e do Desenvolvimento Social, na mão de um petista.

Deve então sobrar para partidos que compuseram a chapa original da campanha petista, como PCdoB e PSB, as atenções de União Brasil, PP e Republicanos.

Pior para o PCdoB e PSB, juntos, somam 22 votos na Câmara e quatro no Senado.