20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Com desfalques, Brasil enfrenta Coreia do Sul em seu primeiro tudo ou nada na Copa

Às 16h Seleção Brasileira precisa improvisar em alguns setores, mas técnico Tite está convicto de que terá Neymar apto em campo

A Seleção Brasileira enfrenta hoje (5), às 16h, a Coreia do Sul em sua primeira partida no mata-mata da Copa do Mundo do Catar. O jogo é válido pelas oitavas-de-final da competição. O perdedor, volta para casa. Quem avançar, enfrenta o vencedor de Croácia e Japão, que também jogam hoje, mas ao meio-dia.

O técnico Tite não poderá contar com força total neste jogo. Aliás, pelo restante do torneio, afinal o atacante Gabriel Jesus e o lateral esquerdo Alex Telles foram cortados da Seleção: ambos precisam operar e inclusive já voltam aos seus clubes, Arsenal e Sevilla, para tratamento. Ambos devem ficar cerca de 3 meses sem jogar.

No entanto, Neymar treinou no domingo e pode voltar a campo. A mesma coisa com Danilo, que deve ficar à disposição de Tite e pode ser opção improvisada para a lateral esquerda, já que além de Alex Telles, Alex Sandro também está machucado, ainda que sem tanta gravidade.

A pessoas próximas, Neymar tem expressado o desejo de estar em campo pelo máximo de tempo possível no caminho do Brasil daqui para frente no Catar. O desejo de estar sempre no gramado e a disposição em atuar com diferentes níveis de sacrifício sempre foi um traço do atacante, que quase sempre fica em campo pelos 90 minutos quando veste a camisa da seleção.

O camisa 10 ainda passará por alguns testes de rotina na manhã de sexta, antes da partida. Se o cenário não tiver nenhuma piora repentina, ele será escalado. Mesmo que não tenha condições de atuar pelos 90 minutos, a opção de Tite é por colocá-lo em ação desde o início. Essa é também a preferência do jogador.

Asiáticos

O adversário, a Coreia do Sul, é o mesmo de um amistoso realizado há seis meses em Seul. Se avançar, pode encarar justamente o Japão, outro time que o Brasil enfrentou antes da Copa, e que tem sido uma das surpresas no Catar, já que ganhou da Alemanha e da Espanha e agora encara a Croácia.

Aqueles jogos serviram não só para que a comissão técnica ampliasse seu repertório de observação, mas também para que os jogadores tivessem ideia do que teriam pela frente. Todos os jogadores que começaram aquele amistoso foram convocados para a lista final de Tite. Entre os seis que saíram do banco, apenas Philippe Coutinho e Matheus Cunha não estão no Qatar.

Quartas

Neste domingo, os favoritos avançaram, assim como no sábado. França e Inglaterra passaram com facilidade pelos adversários, Polônia e  Senegal, com os placares de 3 a 1 e 3 a 0. Ambas se enfrentam no sábado (10) às 16h, em um clássico de campeões mundiais.

Já Holanda e Argentina, que passaram por Estados Unidos e Austrália um dia antes, têm encontro marcado também às 16h, mas numa sexta-feira (9). O vencedor deste confronto das quarta-de-final avança para as semi-finais, podendo enfrentar o Brasil, numa perna que conta com Coreia do Sul, além de Croácia e Japão.