20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Com Maduro da Venezuela, posse de Lula deve ter mais de 20 líderes presentes

A lista deve aumentar nos próximos dias, inclusive com a confirmação da delegação dos EUA.

Com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva prometendo restabelecer relações diplomáticas entre Caracas e Brasília, Nicolás Maduro poderá fazer uma eventual viagem ao Brasil na posse de Lula, no dia primeiro de janeiro.

Sua presença está proibida por conta de uma decisão do governo Bolsonaro. Mas Caracas ainda espera que a viagem possa ocorrer.

Sendo assim, a posse contará com mais de 20 líderes internacionais, num esforço da comunidade global e do governo Lula em mostrar que existe uma chancela estrangeira à democracia brasileira.

Já estão confirmados os presidentes, chefes de estado ou de governos da Alemanha, Portugal e Espanha. A América do Sul terá presença em peso na posse, confirmando presença os presidentes do Chile, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Suriname, Guiana e Uruguai.

Também estarão em Brasília os presidentes de Angola, Cabo Verde, Guiné e Zimbábue, além do presidente do Timor Leste, o vice-presidente do Panamá e os chanceleres da Costa Rica, México, Palestina e Turquia.

A lista, porém, deve aumentar nos próximos dias, inclusive com a confirmação da delegação dos EUA.