21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Começa hoje a propaganda dos candidatos no rádio e na televisão

Renan Filho e Fernando Collor terão os maiores tempos no rádio e na TV

Começa nesta sexta-feira, 31,a propaganda eleitoral no rádio e na TV. Outras modalidades estão permitidas desde o dia 16 de agosto. A divulgação de candidatos a presidente domina metade das exibições.

Às segundas-feiras, quartas e sextas-feiras serão exibidos os programas dos candidatos a governador, senador e deputados estaduais. Às terças-feiras, quintas e sábados serão os programas dos candidatos a presidente da República e deputados federais.

O candidato do PSDB ao Planalto, Geraldo Alckmin, tem a maior parcela do tempo de TV. Ele tem direito a 11 minutos diários, o que representa 44% do total disponibilizado aos candidatos.

Na sequência vem o PT, com 4min44s para apresentar seu candidato. O partido tenta manter o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A candidatura tende a ser inviabilizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Líder nas pesquisas de intenção de voto sem o petista, Jair Bolsonaro (PSL) terá só 16 segundos por dia para expor sua propaganda.

A propaganda no rádio e na TV será exibida até 4 de outubro, dois dias antes das eleições. De 2ª a sábado, as emissoras exibirão 2 blocos, de 25 minutos cada, com as propagandas. Metade do tempo de cada bloco, 12min30s, é dedicada aos presidenciáveis. No rádio, será veiculado das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Na TV, será exibido das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55.

As eleições deste ano são para 5 cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual,

Alagoas – As coligações Avança Mais Alagoas, do candidato à reeleição ao governo, Renan Filho (MDB) e Alagoas com o Povo, do candidato Fernando Collor (PTC), terão os maiores tempos de propaganda.

As emissoras reservarão, ainda, de segunda-feira a domingo, 70 (setenta) minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita, em inserções de 30 (trinta) e 60 (sessenta) segundos, distribuídas ao longo da programação, veiculadas entre às 4h (quatro) e às 23h (vinte e três), observados os critérios de proporcionalidade.