16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

CPI da Braskem começa nesta 4ª feira e Renan Calheiros pode ser relator

A escolha da relatoria é uma indicação do presidente da CPI, senador Omar Aziz

Senador Renan Calheiros na expectativa da relatoria da CPI da Braskem

Nesta quarta-feira, 21, a  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem vai iniciar seus trabalhos para apurar o afundamento do solo, em cinco bairros de Maceió.

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), deverá indicar o relator da comissão. A expectativa no Senado é de que ele indique o nome do senador Renan Calheiros (MDB-AL).

O senador alagoano é o autor do requerimento da CPI, mas enfrenta pressão para que o posto não seja ocupado por nenhum parlamentar de Alagoas. Uma reunião no fim do ano passado, no Palácio do Planalto, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e parlamentares alagoanos tentou adiar a instalação do colegiado.

A CPI foi instalada em dezembro de 2023 e a relatoria, na ocasião, já gerava embates. O estado é reduto de Renan Calheiros (MDB-AL) e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e a disputa é refletida no governo de Alagoas e na prefeitura da capital afetada. O governador, Paulo Dantas (MDB), é aliado do correligionário Calheiros, enquanto o prefeito, João Henrique Caldas, o JHC, do PL, é próximo de Lira.

“Não posso aceitar que limite meu mandato (…) E tenho certeza que o presidente Omar Aziz vai escolher o relator no momento adequado e aquele que possa melhor ajudar na investigação, que precisa ser feita urgentemente. O problema [em Maceió] continua”, disse Renan.