6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Notícias

Crescimento no mercado da beleza gera demanda por profissionais

O segmento de beleza e estética é um dos mais promissores do país na atualidade

O segmento de beleza e estética é um dos mais promissores do país na atualidade. De acordo com a revista Exame, mesmo com a maioria dos segmentos se desenvolvendo em ritmo lento, o mercado da beleza registrou um crescimento de 567% nos últimos cinco anos, passando de 72 mil para 480 mil profissionais no Brasil e movimentando mais de 47 bilhões de reais em 2018. E conforme o mercado aquece, a demanda por trabalhadores capacitados do setor fica mais alta.

Este crescimento envolve vários fatores sociais: as mulheres passaram a relacionar cada vez mais a beleza com a saúde, o que fica claro no crescimento do mercado de cuidados com a pele, e os homens estão cada vez mais preocupados com os cuidados estéticos, o que explica o aumento exponencial no número de barbearias especializadas e produtos cosméticos voltados ao público masculino.

O segmento da skincare é um dos que mais cresce, impulsionado pela impressionante popularidade do assunto nas redes sociais, e cada vez mais mulheres trocam a maquiagem pelos produtos dermatológicos.

Mesmo com a crescente preocupação com a saúde atrelada à beleza da pele, uma grande carência é sentida: 60% dos dermatologistas do Brasil estão na região Sudeste, fazendo com que as outras regiões do país sofram com a falta deste profissional.

Já a proliferação de barbearias espalhadas pelo país junto ao aumento na vaidade dos homens fez com que o nível de exigência dos clientes aumentasse consideravelmente, gerando necessidades de diversos profissionais que eram raros até pouco tempo, como os especialistas em cosméticos para a barba e os depiladores masculinos. Além disso, as barbearias tentam cada vez mais inovar na experiência dos clientes, oferecendo diversos serviços no local, entre os mais comuns estão videogames e bebidas.

Outro fator que fez o mercado da beleza crescer foi a personalização maior dos produtos, para todos os tipos de pele e cabelo. Com produtos representando as necessidades de um público mais amplo, as vendas aumentaram. Por conta disso, os profissionais do ramo tem que investir cada vez mais em diferentes produtos e utensílios.

Apenas com tesoura, pente, máquina e secador não se tem mais um salão de cabelo completo: é preciso ter o melhor modelador de cacho, cremes de tratamento para todos os tipos de cabelo e profissionais que saibam lidar exclusivamente com cada cliente.

Por conta do grande crescimento no número de trabalhadores do setor, foram criadas até leis trabalhistas específicas, como a controversa Lei do Salão Parceiro. Isso mostra como o mercado da beleza e estética vem influenciando a sociedade brasileira.

Com tantas inovações técnicas e produtos novos no setor, os trabalhadores precisam se adaptar rapidamente, e a demanda por profissionais especializados continua crescendo, aumentando também o número de cursos de capacitação oferecidos, fazendo o mercado movimentar cada vez mais trabalhadores: os que oferecem os cursos, o que vendem os produtos, os que se especializam nas funções, os que fornecem assessoria de beleza, influenciadores, fotógrafos, modelos e muito mais. E pelo que estamos vendo, a tendência é que esses números não parem de aumentar tão cedo.