19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Crime da Braskem: Justiça nega bloqueio de R$ 1 bi para indenizações

Recursos seriam seria para assegurar indenizações por danos morais e materiais, além de benefícios temporários

Ministério Público não sensibiliza a justiça federal na ação em favor dos moradores do flexais

A Justiça Federal indeferiu o pedido de bloqueio de R$ 1 bilhão da Braskem, em processo movido por representações do Ministério Público

Especificamente, a solicitação de bloqueio foi feita em conjunto pela Defensoria Pública da União (DPU-AL), Ministério Público Federal (MPF-AL) e Ministério Público Estadual (MP-AL).

O objetivo seria assegurar indenizações por danos morais e materiais, além de benefícios temporários para a realocação dos proprietários de imóveis incluídos nas novas áreas de monitoramento, após o  crime ambiental da mineradora que afundou 5 bairros de Maceió.

O juiz André Luís Maia Tobias Granja, da 3ª Vara Federal, ao negar o bloqueio, destacou que a medida para garantir o cumprimento da decisão liminar “deve ser analisada com a devida prudência”.

A ação foi baseada na alegação de que a Braskem não havia cumprido a decisão temporária da Justiça Federal que determinava a inclusão dos imóveis na nova área de monitoramento.

A decisão, no entanto, não abrange os moradores das comunidades dos Flexais, que reivindicam a realocação. Desde o colapso da mina em dezembro, mais de 14 mil imóveis foram evacuados em cinco bairros, afetando aproximadamente 60 mil pessoas.