16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Curso forma gerenciadores de mídias sociais

Senai já formou duas turmas e está com vagas abertas para a terceira

Um mercado em crescimento e a internet na ponta dos dedos. É com as tendências do dia a dia que trabalha o gerenciador de mídias sociais, profissão que está ganhando espaço nas empresas. É ele quem analisa as informações e direciona a marca para um determinado público, expandindo-a de forma centralizada e organizada.

O Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL), por exemplo, já formou duas turmas em menos de um mês. O professor Gladstone Buarque, instrutor do curso, é um dos que defendem a expansão e, também, salienta que toda a funcionalidade de um gerenciador de mídias sociais pode servir tanto para si mesmo quanto para uma empresa.

“O gerenciador de mídias garimpa e aplica, através de um planejamento estratégico, as melhores ferramentas que existem no mercado para poder absorver a melhor interação e o resultado daquela marca. O mercado está crescendo porque as empresas estão começando a entender a importância da gestão de mídia, para direcionar a marca a um melhor público alvo”, disse.

O curso é muito bem elogiado por quem o fez. Esse é o caso de Thiago Almeida, que participou da primeira turma formada pelo Senai. “O conteúdo foi bom, fomos apresentados a uma diversidade de ferramentas muito úteis para desenvolver qualquer tipo de negócio e, apesar de já conhecer superficialmente a maioria, nunca tinha parado para me dedicar a nenhum deles”, afirma.

Para alguns, o curso serve para aprimorar a atuação enquanto profissionais. É o caso de Adriana Freire, de 28 anos, que cursa Administração e se matriculou após ver a oportunidade no site do Senai. Ao final, ela conta que adquiriu conhecimentos úteis para o dia a dia da área em que atua. “A gente aprende como trabalhar bem as redes sociais, e-mail, a forma de escrever e tudo. Esse curso foi maravilhoso para mim”, declarou.

O treinamento é de curta duração, apenas sete encontros presenciais, e as aulas são no horário noturno. “O objetivo é desenvolver capacidades técnicas para utilizar as mídias sociais como ferramenta de marketing, aprendendo como aplicar essas mídias sociais de maneira mais produtiva para o negócio de cada um”, explica o especialista técnico do Senai/AL, Welton Barbosa.

No site do Senai (www.al.senai.br) é possível encontrar mais informações sobre o curso. A próxima turma está prevista para começar no dia 3 de setembro. A metodologia envolve o uso individual de notebooks, disponibilizados pelo Senai, para a aplicação das técnicas abordadas. Com carga horária de 20h, o curso tem duração de sete dias e é ministrado no horário noturno.