18 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Cursos do Senai/AL serão referência para avaliação nacional de estudantes

Em Maceió, técnicos de vários estados inspecionam instrumentos de avaliação prática do Sistema de Avaliação de Educação Profissional

Grupo avalia curso de Petroquímica | Assessoria

Os cursos técnicos das áreas de Petroquímica e de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (Senai) de Alagoas serão referência para a avaliação que o Departamento Nacional do Senai realiza, periodicamente, para medir o nível de aprendizado dos seus alunos em todo o país.

Durante esta semana, uma equipe técnica participa das oficinas de pré-teste dos instrumentos das provas práticas dos cursos técnicos, visando à Avaliação de Desempenho dos Estudantes de 2023. O grupo é formado por integrantes do Senai Nacional e dos departamentos regionais de São Paulo, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Alagoas.

“No Estado em que houver cursos de Petroquímica e de Administração, a avaliação será feita com base no material produzido aqui em Alagoas”, explica o gerente do Senai Poço, Welton Barbosa. Entre os itens inspecionados no Senai Alagoas estão as plantas didáticas que simulam os processos de uma indústria petroquímica em escala reduzida.

Planta didática passa por inspeção | Assessoria

É na escola do Senai Poço, em Maceió, que os trabalhos acontecem até esta sexta-feira, 29. “Nos empenhamos para que, a cada edição, os instrumentos avaliativos sejam aprimorados de forma que reflitam o que de fato está contemplado na nossa proposta de ensino e na nossa prática formativa. Assim, podermos realizar uma avaliação justa, representativa e eficaz”, ressaltou a especialista de Desenvolvimento Industrial do Senai Nacional, Geicivan Barbosa.

Ao final das oficinas, os dois grupos devem finalizar os cadernos de prova do estudante, a lista de verificação, o manual do avaliador, a lista de infraestrutura e a matriz de referência da avaliação nacional. Eles também devem entregar materiais para a capacitação dos avaliadores dos departamentos regionais do Senai, como vídeos e apresentações em slides.

SAEP

O Sistema de Avaliação de Educação Profissional (SAEP) tem por objetivo verificar a eficiência, eficácia e efetividade dos cursos de educação profissional oferecidos pelo Senai, por meio de projetos, processos e ações específicas de avaliação interna e externa.