17 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Dantas se reúne com estudantes gremistas e recebe demandas de escolas da rede estadual

Governador anunciou que vai se reunir com estudantes das 312 escolas estaduais

Objetivo estreitar cada vez mais as relações entre o Governo de Alagoas e a comunidade escola. Foto: Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas recebeu, nesta segunda-feira (19), no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), oito gestores escolares e 43 alunos de três escolas da capital, integrantes da 1ª Gerência Especial de Educação (1ª Gere). Este foi o segundo encontro com estudantes gremistas da rede pública estadual de ensino. As reuniões periódicas têm como objetivo estreitar cada vez mais as relações entre o Governo de Alagoas e a comunidade escolar, debatendo projetos, programas e ações voltadas à melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem.

Durante o encontro, o governador e secretários de Estado conversaram e ouviram as demandas dos estudantes das escolas estaduais Doutor Fernandes Lima, Maria das Graças de Sá Teixeira e Miran Marroquim. Paulo Dantas afirmou que os encontros já apresentam resultados positivos e que vai se reunir com todas as 312 escolas estaduais.

 

“A gestão, para se tornar eficaz e ter eficiência, tem que saber ouvir, e nós temos que conversar com as pessoas, identificar os problemas para encontrarmos as soluções para essas demandas. E o que nós estamos fazendo é isso: nos aproximando cada vez mais dos alunos para que a educação e a gestão pública do Governo de Alagoas encontrem saídas e alternativas”, avaliou o governador.

Participaram do encontro a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos; de Governança Corporativa, Poliana Santana; da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda; da Fazenda, Renata dos Santos; e do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.

 

As demandas apresentadas pelos estudantes durante as reuniões são formalizadas por meio de atas, assinadas pelo govenador e demais gestores. Um cronograma de execução é então elaborado para atender tudo o que foi pactuado entre as autoridades e os estudantes.

“Na próxima semana, vamos conversar com mais seis escolas, mas o meu objetivo é falar com todas as 312 unidades de ensino para que todos esses alunos tenham a oportunidade de conhecer o Palácio, de conhecer de perto os gestores e de conversar com a gente”, concluiu Paulo Dantas.

Pioneirismo

A secretária de Estado da Educação destacou o caráter pioneiro dos encontros promovidos pelo Governo de Alagoas, ideia que surgiu a partir da instituição do programa Jovem Ouvidor.

“Esses encontros são importantíssimos, porque nunca houve um momento como esse, de o aluno falar diretamente com o governador. Então a gente trabalha para que o aluno tenha essa criticidade, que critique, mas que também dê a solução, que trabalhe junto conosco”, avaliou Roseane Vasconcelos.

Francisco Adonis dos Santos é o presidente do Grêmio Estudantil “Pau na Máquina”, da Escola Estadual Miran Marroquim, localizada no Jacintinho. Ele apresentou as principais necessidades da comunidade escolar durante a reunião: melhoria na rede elétrica, revitalização e uso dos espaços de convivência social e a construção e pintura do muro, que cedeu. “Essa é uma oportunidade que não acontece todo dia. Então é um momento que eu defino como muito especial pra mim”, confidenciou Francisco.

 

Antes da reunião com o governador, os estudantes conhecerem o Museu Palácio e também estiveram no Centro de Referência Alagoas Feita à Mão, na Praça dos Martírios. O espaço é dedicado ao artesanato alagoano.

Participaram, ainda, do encontro o secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Éder Correia; a secretária de Administração da Seduc, Samara Suruagy; o superintendente de Engenharia da Seduc, Lucas Raniery; a gerente da 1ª Gere, Anne Kelly; dentre outras autoridades.