21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Datafolha: 75% dos entrevistados querem um debate

Bolsonaro já disse que não vai

A pesquisa Datafolha desta quinta-feira (18) adicionou uma pergunta sobre o segundo turno e mostrou que 67% do eleitorado brasileiro considera muito importante que sejam feitos debates entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad no segundo turno das eleições.

Dos entrevistados, 73% disseram que o candidato do PSL deveria sim ir aos debates. Apesar disso, no mesmo dia, o candidato do PSL confirmou que não vai a debates marcados para o segundo turno. A informação foi reforçada pelo presidente do PSL, Gustavo Bebiano.

“Segundo fui informado tenho restrições, eu poderia me submeter a uma aventura, de participar de um debate, de duas ou três horas, mas poderia ter uma consequência péssima para minha saúde. Então, levando-se em conta a restrição, levando-se em conta a minha saúde e a gravidade do que ocorreu, a tendência minha é não participar do debate”, disse Bolsonaro.

Por outro lado, Fernando Haddad, do PT, é ansioso para debater com o concorrente. O petistas diz que faria de tudo para deixar Bolsonaro mais confortável, como falar devagar ou até mesmo ir numa enfermaria. Diálogo entre ele, apenas, no Twitter. Curiosamente, 76% afirmaram que não mudariam de jeito nenhum o voto por causa de debates. Vai entender.

Intenções de voto

Apesar de “fugido”, a nove dias do segundo turno da eleição presidencial, Jair Bolsonaro mantém vantagem confortável sobre seu adversário.

Segundo o instituto, o capitão reformado tem 59% das intenções de votos válidos, sem contar eleitores dispostos a votar em branco ou nulo, ou que estão indecisos. Haddad está com 41%.