20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Datafolha: Brasil tem mais petistas do que bolsonaristas

Um quinto dos brasileiros, no entanto, se posiciona longe destes dois polos políticos

Segundo pesquisa Detafolha, um terço dos brasileiros se declara petista, enquanto um quarto se define como bolsonarista. E se grupos semelhantes se veem próximos de um polo ou de outro, outros 20% dos eleitores se posicionam no completo oposto deles.

A polarização da sociedade brasileira, desde o começo da campanha eleitoral deste ano, foi captado em uma nova pesquisa do Datafolha, realizada nos dias 19 e 20 deste mês.

O instituto ouviu 2.026 pessoas em 126 cidades, com uma margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Os entrevistadores apresentaram uma escala de 1 a 5 para os ouvidos, sendo que 1 significa ser bolsonarista e 5, petista.

Na primeira categoria ficaram 25% e na segunda, 32%. No nível 2, mais próximo do presidente derrotado, se declararam 7%, e no 4, rumo ao petismo, 9%.

Já 20% se veem ocupando o ponto 3, de distância igual de ambos os lados, que não se viu materializada em uma massa eleitoral na campanha. De forma que deve interessar novas lideranças buscando espaço nessa avenida de duas pistas, o eleitorado mais jovem (16 a 24 anos) é o que mais se vê nessa neutralidade (33% dos ouvidos).

De forma geral, a análise dos estratos populacionais da amostra do Datafolha mostra que as preferências seguem a identificação de grupos com o petista ou com Bolsonaro.

No Nordeste, 44% se declaram petistas puros. Já no Sul, são 35% de aderentes do atual presidente. De forma também mais óbvia, 63% dos que votaram em Lula se dizem petistas, e 56% dos eleitores de Bolsonaro se dizem bolsonaristas.