20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Datafolha e Ipec na véspera da eleição apontam Lula com mais de 50% dos votos

Ambas apontam chances de vitória já no 1º turno, já que são levados em conta os votos válidos já com exclusão de brancos, nulos e indecisos

Na noite deste sábado (1º), na véspera das eleições de domingo, as pesquisas Datafolha e Ipec apontam liderança de Lula (PT) na corrida para presidência.

E não só isso, como ambas apontam chances de vitória já no 1º turno, já que são levados em conta os votos válidos já com exclusão de brancos, nulos e indecisos.

Datafolha

Segundo o Datafolha, Luiz Inácio Lula da Silva tem 50% dos votos válidos, ante 36% de seu principal rival, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Simone Tebet (MDB) tem 6%, empatada tecnicamente com Ciro Gomes (PDT, 5%).

Abaixo dos dois estão Soraya Thronicke (União Brasil,) e Felipe D’Ávila (Novo), ambos com 1%. Não pontuaram Constituinte Eymael (DC), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU) e Leo Péricles (UP).

O Datafolha entrevistou 12.800 pessoas em 310 cidades e tem o registro BR-00245/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.

Ipec

A pesquisa Ipec também aponta liderança do petista, com 51% das intenções de votos válidos e possibilidade de vitória em 1º turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo, com 37% dos votos válidos.

Em seguida, na pesquisa mais recente, aparecem Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) empatados com 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) e Luiz Felipe D’Avila (Novo) têm 1% cada.

O levantamento realizou 3.008 entrevistas face a face entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-00999/2022.