19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Defesa Civil de Maceió atualiza situação da mina 18 da Braskem

Mina 18 colapsou no dia 10 de dezembro de 2023, dias após ter soado o alerta de risco de desabamento

A Defesa Civil de Maceió atualizou nesta segunda-feira (29) asituação da Mina 18 da Braskem, no Mutange. Segundo o órgão municipal, a mina segue sem sinais de alteração desde que colapsou em dezembro de 2023. Isso indicaria possível estabilidade.

O monitoramento na área destruída pela mineração da Braskem segue sendo feito,. Dessa vez, sem riscos que indiquem necessidade de alerta.

“A Defesa Civil de Maceió informa que o monitoramento das minas continua de forma ininterrupta e que, até o momento, não há riscos que indiquem necessidade de alertas. Em caso de mudanças, a população, assim como os demais órgãos, serão devidamente informados.

A Defesa acrescenta que a movimentação de solo da mina 18 segue sem maiores alterações e que o deslocamento vertical acumulado em 24 horas é de 0,39 cm, com velocidade de deslocamento vertical de 0,01 cm”.

A mina 18 colapsou no dia 10 de dezembro de 2023, dias após ter soado o alerta de risco de desabamento. A ameaça levou à evacuação emergencial de aproximadamente 5 mil famílias, residentes nos bairros Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro, Mutange e Farol.