20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Desde 2012: Maceió bate recorde de menor número de assaltos a ônibus

Queda é de 48,5% em relação a outubro do ano passado

Nos últimos quatro anos, a redução dos os assaltos a ônibus modificou o cenário de medo de passageiros e rodoviários para uma realidade de tranquilidade para quem utiliza o serviço. No último mês de outubro, as ocorrências caíram 48,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados foram apresentados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), nesta terça-feira (6), a representantes das empresas que operam o transporte público na capital, rodoviários e integrantes das forças policiais.

De acordo com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da SSP, foram registrados 17 assaltos a ônibus em outubro deste ano, o menor número da série histórica desde 2012, quando o crime começou a ser oficialmente contabilizado pelo Núcleo.

Em outubro de 2017, ocorreram 33 assaltos, número que já estava abaixo das 51 ocorrências registradas no mesmo mês em 2016 e 2015. Analisando o acumulado de janeiro a outubro de 2018, ocorreram 303 assaltos em Maceió, o que representa uma queda de 30,8% em comparação ao ano passado.

Já na análise da série histórica, o ano de 2018 apresenta outros resultados significativos: o mês de setembro registrou a segunda menor taxa do período, com 20 assaltos. Janeiro e dezembro de 2017 também marcam números baixos, ambos com 21 ocorrências.

O secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, destacou a importância do resultado obtido dentro do contexto nacional, em que a maioria dos estados “vive às voltas com graves problemas de segurança e níveis alarmantes de insegurança”. De modo geral, Alagoas consegue se manter na contramão dos demais estados, registrando redução também em outras modalidades criminosas, como nos homicídios.