8 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Dinheiro do SUS sumiu e as tampas das panelas estão prestes a voar

Governo federal deixou de repassar mais de R$ 21 bilhões para o sistema

A notícia de que o governo federal deve mais de R$ 21 bilhões ao Sistema Único de Saúde, mais que vergonhosa é uma afronta a população usuária do sistema – o SUS.

A informação é de que os recursos entraram nos processos de “restos a pagar” –  despesas prometidas pelo governo, mas que não são honradas ao final de cada ano – e, portanto, o serviço na ponta ficou a desejar, para quem depende da consulta no especialista ou de um exame qualquer.

Eis uma triste realidade de um governo descomprometido com os interesses sociais ou políticas públicas das quais dependem a cidadania.

Isso é descaso, improbidade, pedalada, negligência, incompetência, entre outras coisas mais, sem descartar o maldito viéis da corrupção.

Basta perceber que o senhor Michel Temer gastou muito além de tudo isso com deputados, senadores e agregados para se livrar de dois processos de impeachment que tramitaram contra ele no Congresso.

Gastou usando o dinheiro  público como moeda de troca, sem que nenhuma Carolina paneleira aparecesse na janela.

Anistiou dívidas bilionárias dos banqueiros, dos megaempresários do agronegócios e de parlamentares aliados que tinham débitos com FGTS, INSS e Receita Federal.

Enquanto isso, o dinheiro do SUS entrou no “exercício findo” sem que nenhum tostão fosse liberado para o custeio.

Em síntese, a própria sociedade alimentou o fogo para esse cadeirão em ebulição. Não falta muito para voar tampa de panela por todos os lados.

Triste Brasil.