5 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Diretor no Governo Dilma é anunciado como próximo ministro da Infraestrutura

Não existe um ministério com essa denominação, mas a pasta será criada pelo novo governo, que pretendia diminuir o total de ministérios

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou que o consultor legislativo Tarcísio Gomes de Freitas será o ministro da Infraestrutura no próximo governo. Freitas é formado pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), atua como consultor legislativo na Câmara dos Deputados e já foi diretor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), no governo Dilma Rousseff, entre 2011 e 2015.

Assim como Bolsonaro, estudou na Academia Militar das Agulhas Negras, se formando em Ciências Militares, em 1996. Em 2002, graduou-se em Engenharia Civil, pelo Instituto IME. Tem pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e em Gestão de Cadeia de Suprimentos e Logística, pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.Atuou como oficial do Exército até 2008.

Não existe um ministério com essa denominação, mas a pasta será criada pelo novo governo, que pretendia diminuir o total de ministérios.

A pasta da Infraestrutura deverá ter as mesmas atribuições da atual pasta dos Transportes, cuidando de rodovias, ferrovias e aeroportos, por exemplo.

Está em estudo a criação do Ministério do Desenvolvimento Regional, que reuniria as responsabilidades dos atuais ministérios das Cidades e da Integração Nacional.