20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Durante quatro dias Maceió será a capital internacional da oftalmologia

Grandes nomes do EUA, Canadá, Portugal e Brasil estarão presentes no 62ª Congresso Brasileiro de Oftalmologia

Durante quatro dias, Maceió se tornará a capital internacional da oftalmologia quando será realizado o 62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia entre os dias 5 e 8 de setembro. O evento reunirá especialistas de todo o Brasil e de mais três países: Estados Unidos, Canadá e Portugal em mais de 200 atividades, tanto práticas e discussões sobre temas importantes para a oftalmologia mundial. Cerca de 5 mil pessoas devem participar do evento.

O grande destaque desta edição, além das atividades discursivas e científicas que serão realizadas durante os quatro dias no Centro de Convenções e Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, o CBO também realizará atividades sociais e esportivas.

Na programação do evento, uma grande ação social será realizada pelos oftalmologistas em Maceió. Cerca de 500 crianças e idosos de instituições de caridade receberão atendimento médico gratuito. A ação terá início neste sábado (1º) em quatro clínicas parceiras do CBO 2018, são elas: IOM, Hospital de Olhos Santa Luzia, Instituto da Visão e Hoftalmo. Na segunda-feira (03), será a vez da clínica Oculare de receber os pacientes.

Ao fim dos atendimentos, serão ofertados gratuitamente óculos, numa parceria as Óticas Carol e com a Essilor. Os atendimentos foram agendados previamente pelos organizadores, com os pacientes da Casa do Pobre, Mãos que ajudam, Lar São Francisco de Assis, Lar das Meninas, Lar São Domingos, e Abrigo Luiza de Marillac

Os presidentes do CBO2018, João Marcelo Lyra e Mário Jorge Santos, destacaram que a ação mostra a preocupação dos oftalmologistas com a parte social. “São esperados quatro mil médicos de todo o Brasil presentes em Alagoas para discutir inovação e os avanços da oftalmologia. Antes disso, alguns deles se dispuseram voluntariamente a contribuir com quem precisa”, declarou João Marcelo.

“Esta ação terá uma grande importância social e, principalmente, educacional. Durante a divulgação será possível passar para a população a grande importância do exame de refração para prescrição de óculos, a ser realizado por um médico oftalmologista. Muitas vezes, durante estes exames, são detectadas doenças graves que estão sem nenhum sintoma. O diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para a grande maioria das doenças que atingem a visão”, declarou o oftalmologista Davi Lucena, presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia.

Já na área esportiva, uma grande corrida será realizada em Maceió, que terá as mais belas praias do Brasil como cenário. Serão oftalmologistas e público geral que percorrerão os 5 km e ao final, os vencedores receberão uma premiação.

Criadora e coordenadora do CBO ESPORTES, a Oftalmologista gaúcha Isabel Habeyche Cardoso, falou sobre a importância do evento que estreia este ano com a corrida e a caminhada, que será realizada no dia 7 de setembro.

“Nos próximos anos, vamos incorporar muitos outros esportes, inicialmente individuais, como natação, tênis, xadrez e golfe, e após teremos esportes de equipe, como vôlei, futebol e basquete. Queremos estimular uma melhor qualidade de vida através da valorização do esporte, e não apenas entre os médicos, já que incluímos a participação dos acompanhantes e da população local, numa ação de promoção e proteção da saúde”, declarou Dra. Isabel.