20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Eleitos, governador Dantas, senador Renan Filho, deputados estaduais e federais são diplomados hoje

Diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral no processo eleitoral e atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes

Foto: Caio Loureiro.

A cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos em Alagoas será realizada hoje, 16 de dezembro, às 9h30, no auditório do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

A cerimônia deve ser presidida pelo desembargador Otávio Praxedes, presidente TRE/AL, mas contará também com a presença do presidente do TJ/AL, desembargador Klever Loureiro.

Além do governador Paulo Dantas (MDB) e do vice-governador Ronaldo Lessa (PDT), eleitos no segundo turno do pleito para o Governo do Estado, o TRE/AL vai diplomar o senador eleito Renan Filho (MDB), nove deputados federais e 27 deputados estaduais. Todos são convidados para participar da cerimônia, mas a presença é facultativa.

Os dois suplentes do senador eleito Renan Filho também serão diplomados pelo TRE/AL. A chapa dele, eleita para o Senado com 845.988 votos (56,92%), teve o empresário Fernando Farias (MDB) como 1° suplente e Adélia Maria (PV) como 2ª suplente.

As atestações dos suplentes a deputado estadual e federal ficarão disponíveis na Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), também na versão impressa.

A diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral no processo eleitoral e atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega ou a disponibilização do diploma devidamente assinado. Isso habilita os candidatos eleitos a assumirem e exercerem os respectivos mandatos eletivos.

O governador e o vice-governador tomam posse no dia 1º de janeiro de 2023, quando começa o próximo mandado de Paulo Dantas, que terá como vice Ronaldo Lessa – não mais José Wanderley Neto, eleito deputado federal pelo MDB.

Já senador eleito Renan Filho e os nove deputados federais serão empossados no Distrito Federal, em cerimônias no Congresso Nacional, em fevereiro de 2023. Senadores e seus suplentes, no plenário do Senado; e os deputados federais, no plenário da Câmara. Empossados, votam para as presidências das Casas.

Por fim, os 27 deputados estaduais, eleitos e reeleitos, serão empossados, no começo de fevereiro, em cerimônia a ser realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas. Depois da posse, eles devem eleger os integrantes da Mesa Diretoria da Casa de Tavares Bastos, para os próximos dois anos da legislatura que se inicia.