3 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Em meio a falta de vacinas para 2ª dose, novo decreto em AL pode flexibilizar comércio

Anúncio está marcado para as 12h desta terça, no momento em que 17 mil maceioenses que aguardam o reforço da vacina

O governador Renan Filho concede uma entrevista coletiva nesta terça-feira (27), a partir das 12h, para tratar da situação epidemiológica de Alagoas em relação à Covid-19 e das medidas de enfrentamento à pandemia.

O novo texto deve atualizar o atual decreto com uma certa flexibilização de atividades sociais e comerciais. Isso por causa dos números positivos que indicam redução em internações no estado – embora este índice ainda esteja alto.

Vacinação

Alagoas é um dos seis estados brasileiros que enfrentam falta de doses da Coronovac para aplicação da 2ª dose no Brasil. E com a vacinação suspensa, esse problema pode afetar mais de 17 mil maceioenses que aguardam a vacina.

Além de Alagoas, Sao Paulo, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Amapá e Paraíba passam pela mesma situação. Por aqui, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) decidiram, conjuntamente, estender o prazo para aplicação da segunda dose da Coronavac, passando de 21 para 28 dias.

Até agora, 622.942 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas, sendo 437.572 pessoas vacinadas com a primeira dose e 185.370 já imunizadas com a segunda dose.