20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Em momentos opostos, CSA e CRB disputam possível último clássico da temporada neste sábado

Com Azulão fora do páreo no Alagoano, duelo válido pela Copa do Nordeste pode marcar o último encontro entre os arquirrivais em 2023

Por determinação do Poder Público, apenas torcedores azulinos poderão comparecer ao Rei Pelé

Por Dyego Barros

Vivendo momentos completamente opostos, CSA e CRB medem forças, neste sábado (04), pela Copa do Nordeste, naquele que pode ser o último encontro dos rivais maceioenses na temporada.

Da ascensão à queda

Rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro em 2022, e eliminado de forma precoce no Estadual, o Azulão vive o seu pior momento desde a ascensão meteórica que, entre os anos de 2016 e 2018, o levou à Série A.

Voltar a integrar a elite do futebol nacional, após um período de mais de três décadas, encheu o torcedor azulino de orgulho, mas o castelo do maior campeão alagoano não demorou a ruir.

Embora tenha feito uma campanha digna no certame de 2019, o CSA sucumbiu diante das principais forças do país. Depois de retornar à Segundona, duas excelentes campanhas (2020-2021) fizeram parecer que um novo passo à frente era mera questão de tempo, mas divergências políticas entre figuras representativas dos bastidores do clube e a ausência de um planejamento mais bem elaborado para a sequência do projeto, acabaram culminando em um doloroso descenso à terceira divisão.

Diante deste cenário, em 2023, os lados azul e vermelho da cidade não se encontrarão pelo Brasileirão.

Colado no G4 do Grupo B, Azulão necessita da vitória

Fora da zona de classificação para a sequência da ‘Lampions League’, na quinta posição do Grupo B, o time do técnico recém-contratado Vinícius Bergantin sabe que precisa dos três pontos para seguir sonhando com a possibilidade de avançar no torneio regional. E, turbulência à parte, chega para o duelo animado depois de bater a Tuna Luso, em Belém do Pará, e garantir vaga na sequência da Copa do Brasil.

CRB vive momento especial

Firme para mais uma edição de Série B, atual campeão do Estado e também vindo de um triunfo na Copa do Brasil, o CRB vive um início de temporada empolgante. Sob o comando de Umberto Louzer, os regatianos ainda não sabem o que é derrota e acumulam um cartel de nove vitórias e quatro empates no ano.

Vivo em todas as competições que disputa, o Galo ocupa atualmente o terceiro lugar do Grupo A do Nordestão, e espera repetir a vitória conquistada diante do arquirrival em fevereiro, pelo Campeonato Alagoano, para ter a chance de encaminhar a vaga às quartas de finais do torneio já no meio da semana seguinte, quando receberá o ABC, em Maceió.

‘Artilharia pesada’ na Pajuçara

Com uma boa base do elenco de 2022 mantida, e a chegada de reforços pontuais, como Renato, João Paulo e o colombiano Copete, os alvirrubros, que ainda contam com jogadores do calibre de Anselmo Ramon, Rafael Longuine e Juninho Valoura, sabem que possuem poder de fogo suficiente para garantir o 33° título alagoano, ir longe na Copa do Nordeste e fazer um ótimo segundo semestre.

Torcida única

Por determinação do Poder Público, apenas torcedores do CSA – dono do mando de campo – poderão comparecer ao Rei Pelé.

Válido pela sexta rodada da fase classificatória da maior e mais charmosa competição regional do Brasil, o Clássico das Multidões contará com transmissão ao vivo do SBT, na TV aberta, e do Nosso Futebol, no pay-per-view.

A bola rola a partir das 17h30.