19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Enem 2018 começa neste domingo

Em cadeira nacional, o ministro da Educação, Rossieli Soares, lembrou que os candidatos precisam ficar atentos ao horário de verão

As provas do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 começam a ser aplicadas neste domingo, em  1.725 municípios brasileiros. Em pronunciamento oficial,  o ministro da Educação, Rossieli Soares, desejou boa prova aos mais de 5,5 milhões de inscritos, chamando  atenção para o fato de o exame ter coincidido com o primeiro dia do horário de verão.

A estrutura para aplicação do Enem envolve 10.718 locais de aplicação, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. Foram impressas 11,5 milhões de provas. Doze Cadernos de Questões diferentes e uma videoprova em Libras garantem acessibilidade. Os números do Enem 2018 foram apresentados nesta quarta-feira, 31 de outubro, em coletiva de imprensa na sede do Inep, em Brasília (DF).

“São quase 600 mil pessoas envolvidas com a aplicação do Enem, o que demonstra todo o esforço do Ministério da Educação, e especialmente do Inep, para que todos os participantes possam fazer suas provas com toda a segurança e isonomia necessárias”, afirmou o ministro.

Horários – O Enem 2018 será aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, seguindo o Horário Oficial de Brasília. A exemplo do que ocorreu ano passado, o Enem será aplicado em quatro fusos horários distintos, mas de acordo com o Horário de Brasília. Residentes em outras localidades devem fazer a conversão para o horário local e lembrar de verificar se seus relógios estão ajustados de acordo com o horário de verão.

Neste primeiro domingo do Enem, os portões vão abrir às 12 horas e fechar, às 13 horas. As provas começam as 13h30 e terminam às 19 horas. No segundo e último domingo de aplicação das provas, dia 11 de novembro, os horários permanecem os mesmos, exceto para o término que vai ser meia hora antes, as 18h30.

Na página do Inep, o candidato tem acesso a informações detalhadas sobre a aplicação das provas. Confira aqui!