20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Escalação de conflito: Paquistão derrubou dois caças da Índia

Índia já havia atacado alvos no território paquistanês nesta terçam como retaliação a um atentado terrorista na Caxemira que matou 40 soldados indianos

O governo do Paquistão atingiu dois jatos da Índia, que teriam invadido seu espaço aéreo. Segundo a polícia indiana, dois pilotos e um civil morreram após a queda de um avião militar na região indiana da Caxemira. Um dos pilotos foi preso após cair em território paquistanês.


O ministro do Exterior do Paquistão disse que seus aviões atingiram alvos “não-militares” dentro na Linha de Controle, uma área de controle militar na fronteira entre os países na região da Caxemira, mas que o ataque evitou “danos colaterais e alvos humanos”.

A Índia já havia atacado alvos no território paquistanês nesta terça-feira (26) como retaliação a um atentado terrorista na Caxemira que matou 40 soldados indianos.

Espaço aéreo foi fechado

Em meio à tensão entre os dois países, o Paquistão diz que fechou seu espaço aéreo para voos comerciais, enquanto a Índia fechou ao menos quatro de seus aeroportos nesta quarta.

A Índia acusa o Paquistão de apoiar as incursões de rebeldes islamitas e a rebelião armada na Caxemira, o que o governo paquistanês nega. As duas potências nucleares do sul da Ásia disputam há sete décadas a região himalaia da Caxemira.

Segundo a Índia, o ataque aéreo da última terça destruiu o maior centro de treinamento de jihadistas do país. O Paquistão diz que o ataque do país vizinho foi um fracasso e que não houve vítimas.

A última vez que aviões militares indianos cruzaram a fronteira do Paquistão para um ataque foi em 1971, durante a guerra ocorrida entre os dois países que teve como pano de fundo a independência de Bangladesh.

Rússia preocupada

O Kremlin apela à Índia e ao Paquistão para manterem a contenção frente ao agravamento da situação na fronteira entre os dois países. “Seguimos com atenção a situação e, sem dúvidas, apelamos a todas as partes à contenção”, disse o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov.

O Exército e a Guarda de Fronteiras da Índia estão em total prontidão de combate devido à escalação do conflito com o Paquistão, informou o jornal Times of India.

A Caxemira representa um dos mais importantes conflitos da atualidade que envolve diferenças étnicas e disputas pela divisão de fronteiras nacionais. A parte paquistanesa conta com uma população de 4,5 milhões, enquanto a Caxemira indiana detém cerca de 12,5 milhões de habitantes.

A ameaça de guerra sempre pareceu iminente, pois ambos os países são altamente militarizados. A Índia realizou cinco testes nucleares subterrâneos no deserto da província do Rajasthan, oeste da Índia, em 11 e 13 de maio de 1998. O Paquistão respondeu com sua própria série de testes nucleares em 28 e 30 de maio desse mesmo ano.