19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Estava sentindo calor? Se prepare, pois o verão só começa nesta quarta-feira (21)

Neste período de calor mais intenso, é preciso tomar cuidado com a pele e evitar desidratação

Começa precisamente às 18h48 desta quarta-feira (21) o verão no hemisfério sul, estação que só terminará no dia 20 de março de 2023. No Brasil, o período é caracterizado pelo aumento da temperatura em todas suas regiões, com dias mais longos do que as noites.

Também pelas mudanças rápidas das condições de tempo, favorecendo chuvas fortes, descargas elétricas e, dependendo da localidade, granizos e ventos com intensidade entre moderada e forte.

Em Alagoas, que há alguns dias enfrenta períodos de grande calor, o cenário não deve ser muito diferente hoje e amanhã. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a previsão de hoje, para Maceió, é de mínima de 24º C e máxima de 32º C. O pico do Calor fica para Sertão, com máxima de 36º C.

Cuidados

Neste período de calor mais intenso, é preciso tomar cuidado com a pele e evitar desidratação.

Portanto, abuse do protetor solar, para manter sua pele longe dos raios ultravioletas B. E nada de gambiarras, como “protetor com limão” ou coisas do tipo. Não espalhe nada diferente no seu corpo, para assim evitar manchas e queimaduras que podem ser muito graves.

O protetor deve ser reaplicado a cada duas horas. Esse intervalo pode ser ainda menor caso você esteja em contato com a água. Além disso, o ideal é aplicar o produto por, pelo menos, 30 minutos antes da exposição ao sol.

Observe também sua alimentação, pois o calor é responsável por reduzir nosso gasto de energia para manter a temperatura do corpo. Por isso, precisamos de menos calorias. Daí, como ficamos com menos fome, muitas vezes deixamos de comer no momento certo, aumentando o tempo dos alimentos fora da refrigeração.

Por falar nisso, beba muita água. As bebidas alcoólicas são uma pedida durante o verão, mas ela acabam causando grande desidratação no corpo. E como a transpiração aumenta de forma considerável no verão, é fundamental ingerir de 3 a 4 copos de água a mais do que o indicado, fazendo o consumo de mais de 2 litros de água por dia.