3 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco, morre no Rio de Janeiro

Ele tinha 74 anos e foi o mais icônico cartola do clube carioca

Morreu no início da tarde desta terça (12), no Rio de Janeiro, o ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, horas após da entrada no hospital Vitória, na Barra da Tijuca, com complicações de um tratamento contra o câncer no cérebro. Ele tinha 74 anos e foi o mais icônico cartola do clube carioca

Após encarar um câncer na bexiga e no pulmão nos últimos anos, Eurico lidava com um tumor no cérebro desde 2018. O tratamento envolveu radiocirurgia e causou também um derrame, que piorou consideravelmente a sua saúde.

Euricio Miranda foi presidente do Vasco em dois períodos: 2001 a 2008 e 2015 a 2017. Ele também foi vice-presidente de futebol entre 1986 e 2002. As maiores conquistas da história do clube contaram com a sua presença. Entre elas: Campeonato Brasileiro (1997), Copa Libertadores (1998), Campeonato Brasileiro e Copa Mercosul (2000).

Além dos cargos no Vasco, Eurico foi deputado federal, eleito em 1994. Ele conseguiu a reeleição em 1998, mas em 2001 teve a cassação do mandato pedida. Miranda foi acusado de promover evasão de divisas e não conseguiu se eleger em 2002.

Neste período, o dirigente se tornou alvo de uma série de denúncias na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Futebol. Ele foi condenado a dez anos de prisão e ao pagamento de multa, por deixar de recolher contribuições previdenciárias. Recorreu e teve a sentença anulada por unanimidade pelo STF (Superior Tribunal de Justiça), em 2008.

Poucos minutos após a confirmação da morte de Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco, Romário se pronunciou no Twitter para lamentar o fato. O ex-jogador, ídolo do clube carioca, disse que o ex-dirigente foi um dos únicos amigos que fez no futebol.