19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Exército Brasileiro vai gastar R$ 173 mil em pesquisa para saber sobre a imagem.

Instituição está preocupada sobre o que a sociedade pensa após os atos golpistas de 8 de janeiro

Atos terroristas foram praticados em Brasília no dia 8 de janeiro

O Exército Brasileiro (EB) vai gastar R$ 173 mil em uma pesquisa em 70 municípios brasileiros para saber qual a imagem que a população tem da instituição?

A preocupação surgiu após a mancha pontuada na imagem do EB, diante dos episódios golpistas de 8 de janeiro deste ano, quando os Três Poderes da República foram depredados por bolsonaristas que estavam acampados em frente ao quartel de Brasília.

Soma-se a isso a investigação da CPMI sobre esses atos no Congresso Nacional, bem como a performance de alguns oficiais da corporação que se envolveram na tentativa de golpe. A comissão e a Polícia Federal investigam o envolvimento de militares do Exército nos atos do dia 8 de janeiro.

Mas, soma-se a isso também o caso Mauro Cid. Ele um tenente-coronel, que foi ajudante de ordens do ex-Presidente Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa, segundo o edital, será realizada com 2.000 pessoas. A ideia central é saber o que a sociedade pensa sobre e além disso definir estratégias sobre os rumos da instituição, hoje desorientada devido a impregnação política e ideológica em seus quadros.