20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Exército pede ajuda ao governo de Brasília para impedir bloqueios de vias em frente ao quartel

Há orientação para que repórteres evitem entrar no acampamento por questão de segurança

O Exército brasileiro enviou ofício ao GDF (Governo do Distrito Federal) pedindo ajuda para manter a ordem próximo ao QG (Quartel General), em Brasília.

Isso por causa do grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que permanece de plantão em protesto contra a eleição do petista Luiz Inácio Lula da Silva. No local, bolsonaristas têm utilizado trio elétrico para pedir a intervenção militar.

O Comando Militar do Planalto solicitou a atuação das forças de segurança e órgãos responsáveis para atuarem no controle de circulação nas proximidades da Avenida do Exército e Praça dos Cristais, no SMU (Setor Militar Urbano). O objetivo é minimizar os impactos de mobilidade urbana no local.

Após mais de uma semana da apuração das urnas, centenas de manifestantes bolsonaristas ainda se concentram em frente ao Quartel General do Exército, à espera de um prometido relatório do Ministério da Defesa com supostos indícios de fraude nas eleições presidenciais deste ano.

Equipes do Exército e da Polícia Federal já se alternam na ronda pelo acampamento. Há orientação para que repórteres evitem entrar no acampamento por questão de segurança. O local está cercado por grades.

Vale constar que semana passada vários manifestantes passaram mal e afirmaram que isso teria acontecido porque infiltrados teriam dado ao grupo água com laxante e pediram ajuda para conseguirem banheiro químico.

Confira o comunicado na íntegra:

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) informa que recebeu ofício do Comando Militar do Planalto (CMP) solicitando atuação para assegurar a livre circulação nas proximidades da Avenida do Exército e adjacências da Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano (SMU). A demanda foi encaminhada para as forças de segurança e órgãos responsáveis para que prestem o apoio necessário, no sentido de minimizar os impactos de mobilidade urbana, entre outros, no local.

O acesso de veículos à Avenida do Exército segue liberado para o trânsito de veículos, com possibilidade de fechamento, mediante avaliação e demanda do CMP, tendo em vista que se trata de área militar. O trecho ficou interrompido de sexta (4), a partir das 16h, até a noite de domingo (6), de forma preventiva, para garantir a segurança do público no local, impedindo que veículos e pessoas ocupassem o mesmo espaço.

O trânsito de veículos na área central de Brasília pode ser interrompido de forma preventiva pela SSP/DF, eventualmente, quando são identificados possíveis atos públicos ou manifestações para a região.

Destacamos, ainda, que toda área central é monitorada pela segurança pública, com apoio de câmeras, drones e serviço de inteligência. As imagens são enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da SSP/DF, que coordena diversas ações de segurança e mobilidade urbana no DF.