15 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Justiça

Fábio Ferrario defende Justiça mais célere e próxima da população

Novo desembargador ingressa no Tribunal de Justiça de Alagoas pelo critério do Quinto Constitucional, na vaga destinada à OAB/AL

Ao tomar posse no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), nesta segunda (25), o desembargador Fábio Costa de Almeida Ferrario reforçou a importância de um Judiciário mais célere e próximo da população.

“É tempo de avançar em todos os aspectos para tornar a prestação jurisdicional mais célere. A morosidade não deve ter mais residência no âmbito do Judiciário”.

Fábio Ferrario destacou ainda que atuará para reduzir a carga de processos, buscando uma maior rapidez nos julgamentos. “Nós começamos já com 2.600 processos, então a prioridade é reduzir esse número a cada dia”.

O novo desembargador ingressa na Corte pelo critério do Quinto Constitucional, na vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL). Ele atuará na 4ª Câmara Cível do TJAL.

“Chego a essa casa com uma votação conduzida pela advocacia alagoana, a quem devo minha eterna gratidão, bem como pelos pares aqui do Tribunal de Justiça, por quem fui recepcionado de braços abertos. Venho para somar em busca da Justiça e sei que esse é o ideal de toda a casa, de toda a sociedade. É o que ela espera de nós”.

Para Fábio Ferrario, o Quinto Constitucional é  importante porque leva a visão dos advogados aos Tribunais. É uma forma, disse, de mostrar um olhar mais humano da advocacia.

“Evidentemente que todos nós, magistratura e advocacia, comungamos de um só ideal, que é a Justiça, e pela advocacia se vê um olhar mais humano nos processos, sabendo que ali, além de letras e números, existem vidas”.

Fábio Ferrario disse que atuará para reduzir a carga de processos. Foto: Caio Loureiro
Em seu discurso no Pleno do TJAL, o novo desembargador relembrou sua trajetória e sua carreira de 32 anos como advogado. “Tenho orgulho da minha caminhada e ciência de que os maiores desafios começam agora”, disse.
O desembargador Ivan Vasconcelos Brito Júnior saudou o colega em nome dos demais integrantes da Corte. “Tenho a firme convicção de que o desembargador Fábio Ferrario chega para somar e contribuir ainda mais para o engrandecimento dessa Corte de Justiça”.
A solenidade contou com a presença de familiares, amigos e autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.