20 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Fake: Ocupação de leitos de Covid em AL não está em 86,96%, como diz imagem nas redes sociais

Hospital privado de Maceió esclarece que taxa de ocupação se referia aos leitos da própria unidade

Tem circulado no WhatsApp, em Alagoas, um print de uma publicação, do perfil pessoal do Instagram do médico Ricardo César Cavalcanti, a qual aponta a ocupação de 86,96% dos leitos destinados à Covid-19.

Muitos usuários compartilharam a imagem no aplicativo de mensagens, sem especificar sobre que hospitais se tratava a informação, o que levou várias pessoas a acreditarem que a taxa de ocupação diz respeito ao estado inteiro, o que não é verdade.

A assessoria de comunicação do Hospital do Coração de Alagoas, onde o médico Ricardo César Cavalcanti é diretor, esclareceu que esta taxa de ocupação de 86,96% se refere apenas à situação do próprio hospital privado.

Inclusive, em uma publicação mais recente o médico informa que o índice de internamentos no Hospital do Coração registrou novo aumento, chegando à taxa de ocupação de 95,65% dos leitos destinados à Covid-19.

Ocupação em Alagoas

Segundo dados do último boletim de ocupação de leitos destinados à Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, Alagoas está atualmente com uma taxa de 55% de ocupação dos 830 leitos disponíveis. Esta taxa é de 66% para os leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva), de 52% para os leitos clínicos e 18% para leitos de UTI intermediária.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.