20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Faltam 6 dias para o 2º turno: Atlas aponta vantagem de Lula contra Bolsonaro

Petista teria 53% dos votos válidos contra 47% do atual presidente

A última pesquisa Atlas em nível nacional, divulgada hoje (24), aponta Lula (PT) com 53% dos votos válidos para o 2º turno das eleições presidenciais, contra 47% de Jair Bolsonaro (PL).

Se levado em conta o levantamento da pesquisa anterior, feita em 12 de outubro, o petista cresceu 0,9 pontos percentuais e o atual presidente perdeu 0,3 pontos.

Apesar das duas variações estarem dentro da margem de erro, isso não significa que a estabilidade é o cenário mais provável. Dada a dimensão das variações, o mais provável é que a evolução real das intenções de voto favoreça Lula.

A margem de erro é de 1 ponto percentual e a confiança (probabilidade do resultado estar dentro da margem de erro) é de 95%. Os dados foram coletados via web entre os dias 18 e 22, com participação de 4500 eleitores em 1404 municípios. A própria AtlasIntel contratou o levantamento e o registro no TSE é BR-06415/2022.

Avaliação do governo

A pesquisa também avaliou o governo Bolsonaro.

  • O percentual de eleitores que avalia a gestão de Bolsonaro como ruim ou péssima subiu 1 ponto percentual – de 48,4% para 49,4%
  • A reprovação ao desempenho de Bolsonaro subiu 0,7 pontos percentuais – de 32,3% para 33%
  • A imagem pessoal de Bolsonaro piorou, com um aumento de 2 pontos percentuais no conjunto que avalia negativamente o presidente – de 52% para 54%

Por fim, vale a pena observar que apenas 21,3% da população se declara “petista”, enquanto 30,2% se diz antipetista. O maior grupo (45% do eleitorado) não se identifica com nenhum dos dois rótulos.

Pesquisas

Se as pesquisas Datafolha, IPEC e Quaest preocuparam os eleitores de Lula, o resultado da Atlas vai no sentido contrário. Não se trata apenas de uma análise das intenções de voto. Há um conjunto de movimentos favoráveis a Lula, tanto em sua imagem pessoal quanto na de Bolsonaro e do governo, o que impacta o cenário eleitoral.

A última esperança de Bolsonaro está numa inversão desse movimento. Ele tem uma boa probabilidade de ser reeleito, mas esta probabilidade certamente é menor que 50% e diminui após os resultados da Atlas.

Uma característica marcante das eleições de 2022 é a estabilidade dos dois principais candidatos. Raros eleitores estão propensos a mudar de voto.

Caso o episódio envolvendo Roberto Jefferson tenha impacto na eleição, as chances de vitória de Bolsonaro são ainda menores. O presidente precisa usar bem o debate da Globo e criar fatos novos que alterem o cenário.