8 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Fantástico mostra ex-prefeito de Mata Grande acusado de desviar R$ 12 mi

Revista eletrônica da Globo investigou sumiço do dinheiro público em contratos fraudulentos de locação de carros

Na noite deste domingo, o Fantástico, da Rede Globo, exibiu no quadro “Cadê o Dinheiro que Tava Aqui?” detalhes do esquema criminoso que desviou milhões da Prefeitura de Mata Grande, do Sertão alagoano, que já foi denunciado pelo Ministério Público em abril.

Reprodução

O esquema de corrupção envolveu o ex-prefeito Jacob Brandão (PP), o irmão dele e ex-presidente da câmara de vereadores Júlio Brandão (PP), e o atual prefeito Erivaldo Mandu (PP), causando um prejuízo de R$ 12 milhões aos cofres públicos.

A ação criminosa consistia em fraudar licitações, usando empresas fantasmas para a locação de veículos em nome da prefeitura, segundo investigação do MPE. O grupo é acusado de pratica de corrupção e falsidade ideológica, por meio de empresas de fachada que celebravam contratos fictícios com a prefeitura de Mata Grande para a prestação de serviços de locação de veículos com o intuito de desviar recursos públicos.

Em janeiro deste ano, o atual prefeito e o vereador Joseval Antônio da Silva (PP), acusados de crimes contra a administração pública, foram soltos do presídio. E o pleno do TJ/AL devolveu o mandato de prefeito do município de Mata Grande a Erivaldo. Ele voltou às atividades nesta sexta-feira, 20 de abril.

Você pode assistir a matéria aqui: