20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

FHC depõe como testemunha de defesa de Lula diante de Moro

Juiz perguntou ironicamente se ex-presidente Cardoso já trocou o pagamento de palestra pela reforma de alguma propriedade sua

O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, prestou depoimento como testemunha de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, no processo em que o petista é acusado de receber vantagens indevidas na reforma de um sítio em Atibaia, que era frequentado pelo ex-presidente preso.

A intenção da defesa de Lula era mostrar que FHC também criou um instituto, que recebeu doações de instituições privadas e que também prestou palestras remuneradas a diversas empresas privadas, eque isso que seria uma situação natural para ex-presidentes.

Após as explicações de Fernando Henrique, no entanto, o juiz federal Sérgio Moro questionou, ironicamente, se os pagamentos pelas suas palestras (de FHC) eram registrados ou feitos “por fora” e se, alguma vez, algum contratante trocou o pagamento de palestra pela reforma de alguma propriedade sua.

A pergunta gerou protesto da defesa de Lula. “O pagamento é feito através de um agente que faz o contrato. Eu nem conheço os contratantes, fico conhecendo na hora. Nunca aconteceu, então de eu negociar direto com o contrato”, respondeu o ex-presidente.