19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

G20 começa em Maceió nesta segunda com participação de 19 países

Evento internacional terá discussões que giram em torno da economia digital,

Alagoas recebe nesta segunda-feira, 9, a 5ª Reunião do Grupo de Trabalho da Economia Digital (DEWG) e a Reunião Ministerial sobre Economia Digital do G20.

O evento, que acontece no Hotel Riz Lagoa da Anta, em Maceió, terá representantes de 19 países, além da União Europeia e União Africana e será realizado até o dia 13. O evento será conduzido pelo governo federal, com o apoio do governo do Estado.

As discussões giram em torno da economia digital, pilar essencial para o desenvolvimento sustentável e inclusivo no cenário global atual.

Refletindo o caráter internacional do evento, a reunião do DEWG será exclusivamente em Inglês. Já a reunião ministerial, marcada para o dia 13 de setembro, contará com cabines de interpretação e equipamentos de transmissão para as delegações que trouxerem seus próprios intérpretes, assegurando a participação inclusiva de todos os membros.

O que é

O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional. Seu papel é fundamental para a definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais.

O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia. Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.