20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Geraldo Alckmin coordenará a equipe de transição de governo

Internamente, PT não espera qualquer facilitação da gestão atual no acesso a dados e informações, e diz temer até sabotagem

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) será o coordenador da equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos próximos dois meses.

O grupo deverá se instalar na sede do CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), em Brasília, e se manter na ponte aérea com São Paulo.

O anúncio foi feito nesta tarde pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, após encontro com Lula e outros coordenadores de campanha em um hotel em São Paulo. Os petistas pretendem acelerar o processo de transição para evitar qualquer problema por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Gleisi e o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), coordenador de comunicação da campanha, conversaram por telefone com o ministro da Casa Civil de Bolsonaro, Ciro Nogueira (PP), na tentativa de “quebrar o gelo” na transição entre os dois grupos.

Sabotagem

Internamente, o PT não espera qualquer facilitação da gestão atual no acesso a dados e informações, e diz temer até sabotagem. Com Lula liderando as pesquisas desde o ano passado e as diversas ameaças do presidente em não aceitar o resultado, o partido se prepara há meses para fazer uma transição praticamente sozinho.

Nos bastidores, há ainda um medo de que setores do governo atual façam um movimento de sabotagem deliberado: deixem a nova gestão no escuro ao máximo que puder e, em casos extremos, cheguem a apagar arquivos.